Porto Alegre registra 5.611 casos confirmados de deng
- 04/12/2023
- 0 Comentário(s)
Dados da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) indicam 5.611 casos confirmados de dengue em Porto Alegre até 25 de novembro (semana epidemiológica 47). Do total, 5.075 foram contraídos na cidade, a maioria na Zona Leste.
O bairro Vila São José reúne o maior número de casos até o momento, com 1.637 confirmações. As notificações de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 8.686. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão pela Vigilância Epidemiológica da SMS. Em 2022, foram confirmados 5.088 casos de dengue na Capital.
O balanço indica 2.509 suspeitas descartadas, 433 casos com classificação final inconclusiva e 133 suspeitas em investigação. Três óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre em 2023.
Até a publicação do boletim informativo da semana epidemiológica 37, em setembro, eram informados quatro óbitos por dengue. A revisão ocorreu após o laudo de necropsia, cuja conclusão foi de óbito por complicações da Covid-19, em paciente com dengue confirmada (causa secundária da morte). Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS referente à Semana Epidemiológica de 19 a 25 de novembro.
É considerada na análise a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação.
Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o Boletim da SE 47 indica infestação moderada na maioria dos 46 bairros monitorados com armadilhas. No entanto, cinco bairros tiveram infestação elevada na semana: Jardim Lindoia, Passo das Pedras, Costa e Silva, Vila Jardim e Aparício Borges.
O SUL