Forte massa de ar frio para novembro ingressa no Sul do Brasil e trará geada
- 03/11/2023
- 0 Comentário(s)
O ciclone extratropical que se forma nos litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai nesta sexta-feira vai impulsionar uma forte massa de ar frio da Argentina para o Brasil com temperatura baixa para esta época do ano e vento frio com sensação térmica muito abaixo do que é comum para o mês de novembro.
Esta massa de ar frio avança pelo Norte e o Nordeste da Argentina, ingressando entre esta sexta-feira e amanhã no Sul e no Centro-Oeste do Brasil, onde vai trazer marcas baixas a muito baixas para esta época do ano nos três estados do Sul e no Mato Grosso do Sul. Na sequência, a massa de ar frio traz queda de temperatura em parte do Sudeste.
O ar frio trará um fim de semana de temperatura amena a agradável no Sul do Brasil. As noites serão frias e neste sábado haverá o agravante do vento forte a intenso, que vai reduzir muito a sensação térmica. A madrugada do domingo será a mais fria, quando são esperadas mínimas baixas a muito baixas para novembro.
Porto Alegre deve ter mínima de 11ºC a 12ºC no domingo, quando a mínima histórica média de novembro na cidade é de 17,2ºC. Para se ter ideia de como esta é uma mínima baixa para novembro, 11ºC é a temperatura mínima média histórica de junho na capital gaúcha pela série 1991-2020.
Grande parte do Rio Grande do Sul deverá amanhecer com menos de 10ºC no domingo. amanhecer do domingo, aliás, pode ter marcas ao redor de 0ºC e em alguns pontos mesmo pouco negativas no Planalto Sul Catarinense. Marcas baixas são esperadas ainda no Planalto Norte catarinense e em parte do Sul e do Leste do Paraná, o que pode levar à formação de geada.
Metsul