Rio Grande do Sul registra em 2022 a maior taxa de suicídio da série histórica

  • 19/09/2023
  • 0 Comentário(s)

Rio Grande do Sul registra em 2022 a maior taxa de suicídio da série histórica

O Rio Grande do Sul teve, em 2022, a maior taxa de suicídios registrada desde 2010, quando iniciou a série histórica. De acordo com dados preliminares, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), foram 1.560 mortes por suicídio no Estado no ano passado. O número equivale a uma taxa de 14,4 por 100 mil habitantes. O Estado tem historicamente as taxas mais elevadas do país.

É possível observar, durante o período, uma linha de tendência crescente para a taxa de mortalidade por suicídio. Entre o início e o fim do período, a taxa teve um aumento de 4,49 casos por 100 mil habitantes, sendo a taxa de 2022 43,3% maior que a de 2010.

Anualmente, no mês de setembro, que é dedicado à reflexão sobre o suicídio como problema de saúde pública, a Secretaria da Saúde (SES) divulga o Informe Epidemiológico Suicídio e Lesão Autoprovocada. O documento apresenta dados preliminares de 2022 sobre a mortalidade por suicídio no Rio Grande do Sul e no cenário nacional e mundial.

O informe traz recomendações para os gestores de saúde regionais e municipais sobre a importância da notificação dos casos. Destaca, ainda, o papel dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) e Atenção Secundária para a identificação do comportamento suicida, a fim de possibilitar uma avaliação de risco adequada e evitar a evolução dos casos.

O levantamento aponta ainda que, em 2021, o óbito ocorreu no próprio domicílio em 64,6% dos casos e, no hospital, em 10,3%.

80% dos casos são do sexo masculino

De acordo com o levantamento, oito em cada dez óbitos por suicídio registrados no Rio Grande do Sul são de pessoas do sexo masculino. Entre os homens, a taxa aumenta conforme a faixa etária avança, aumentando também a diferença em relação ao sexo feminino.

Chama atenção nos dados um aumento na taxa de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, a partir de 2018, e de idosos de 70 anos ou mais a partir de 2019.

fonte correio do povo


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes